IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAJE: SAIBA COMO EVITAR PROBLEMAS ESTRUTURAIS

A impermeabilização de laje é um passo fundamental na hora de construir uma nova estrutura, principalmente para evitar que transtornos futuros como infiltrações e goteiras aconteçam, o que pode deixar a casa ou o prédio em uma situação de risco.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com as principais vantagens que a impermeabilização de laje oferece e damos dicas para realizá-la com eficiência e segurança na sua obra. Continue a leitura para saber mais!

Por que a impermeabilização de laje é importante?
O esforço de impermeabilização de laje é tão importante quanto a construção da mesma, pois se ele não for feito, todo o trabalho e os investimentos aplicados na construção estão sob sério risco de não apresentarem os resultados esperados.

Impermeabilização de laje
A falta de impermeabilização de laje pode causar problemas como a infiltração. Imagem: Dr. Faz Tudo.

Os transtornos que uma estrutura sem o cuidado de ter uma laje impermeabilizada são vários, indo desde o conforto térmico até riscos para a segurança da construção.

Confira alguns problemas comuns que a falta de impermeabilização de laje pode causar.

Infiltrações
Quando a impermeabilização de laje não é feita, um inimigo silencioso ataca: a infiltração.

As infiltrações levam ao surgimento de mofo e fungos na laje, que são responsáveis por problemas de saúde e até desvalorização do imóvel.

Problemas elétricos
Se a impermeabilização de laje não é realizada em uma nova estrutura, a instalação elétrica pode ficar seriamente comprometida.

Isso porque o acúmulo de umidade na laje interfere nos circuitos elétricos e leva à oxidação dos fios, podendo ocasionar blecautes e até perigosos curtos circuitos.

Oxidação da armadura
Com o contato com a água e a umidade em uma estrutura sem a impermeabilização de laje adequada, a armadura começa a oxidar, o que gera seríssimos problemas estruturais.

Sem a força que a armadura de aço oferece à laje, toda a estrutura fica comprometida, podendo, em último caso, desabar completamente.

share post: