Impermeabilização

Impermeabilização com manta asfáltica

manta asfáltica é um dos sistemas de impermeabilização mais utilizados no Brasil. É feita com material asfáltico modificado, armado com materiais diversos – sendo os mais comuns o filme polietileno, borracha, poliéster, e fibras de vidro. O sistema com a manta asfáltica é normalmente feito durante o período da obra, e a garantia oferecida varia conforme a empresa que aplica o sistema.

O que isso significa? Que a empresa que fabrica os rolos de manta asfáltica dá a garantia para defeitos de fabricação (e não de instalação). Portanto, a garantia contra infiltrações é fornecida pelo aplicador. Por este motivo, você deve certificar-se que a empresa contratada terá condições de arcar com os custos da garantia, se o serviço for mal feito (pode ser necessário quebrar piso e contrapiso, arrancar a manta asfáltica mal aplicada, aplicar novamente, fazer novo contrapiso e colocar novo piso). E lembre-se sempre: garantia válida é aquela que pode ser honrada.

Principais características: Sistema flexível, largamente utilizado, facilmente encontrado no mercado. Deve-se ter muito cuidado na aplicação, principalmente com a presença de juntas (que são pontos críticos e merecem atenção redobrada). A mão-de-obra precisa ser especializada. A garantia e a qualidade final do sistema de impermeabilização dependem diretamente do aplicador contratado.

Impermeabilização com poliureia

As membranas de poliureia impermeabilizantes com dois componentes (resina e isocianato) apresentam resistência à abrasão química e à hidrólise. São indicadas para situações onde o ambiente é agressivo e sujeito a ataques químicos, abrasão e contato direto com a água como reservatórios, lajes, pisos industriais, arquibancadas de estádio.

Principais características: Sistema monolítico, com alta resistência à abrasão, ataques químicos, e indicada para ambientes nocivos à estrutura. Aplicação complexa que acaba gerando riscos de falhas, já que há dificuldade de encontrar mão-de-obra especializada. Não permite acabamento personalizado.

Impermeabilização com Manta liquida

É um procedimento largamente utilizado e essencial para proteção de lajes, coberturas, até mesmo de piscinas e caixas d’água. Devido ao fato de ser líquida, a composição da manta garante um revestimento impermeável, elástico, flexível e extremamente resistente as intempéries.

A manta líquida é composta por membranas líquidas moldadas no local da aplicação, pois durante a aplicação elas se ajustam perfeitamente à superfície em tratamento, permitindo uma impermeabilização sem falhas, ideais para impermeabilização de coberturas, como lajes com muitas interferências e com geometria complexa, de difícil acesso e de pequenas dimensões, telhas galvanizadas, entre outros.

A manta liquida é um produto formulado com o que há de melhor no mundo em emulsão acrílica pura, com alto poder de alongamento. Após a secagem, forma uma membrana flexível, elástica, impermeável, contínua e de alta performance.

O processo de Impermeabilização com Manta liquida tem como função principal impedir a ação do intemperismo seja ele físico, químico ou biológico, impedindo assim que ocorram infiltrações tanto de água quanto de fluídos variados ou gases – além de também impedir a instalação e proliferação de fungos que podem gerar mofo.