Pintura Airless

A técnica da pintura airless foi criada nos Estados Unidos em 1968 e por suas características apresentarem resultados muito superiores e vantajosos aos métodos tradicionais (rolos e pincéis) teve uma rápida aceitação.

A pintura airless é feita com um pulverizador ou pistola e utiliza equipamento totalmente atomizado que dispensa a necessidade da utilização de ar comprimido. A alta pressão dos equipamentos de pintura airless varia de 500 a 3.000 psi e faz com que a tinta ou massa seja borrifada sob altas condições e velocidade.

Ao passar pelo bico pulverizador, a alta pressão faz as partículas da tinta ou massa se romperem, aumentando sua área de expansão ao serem pulverizadas sobre a superfície. A nuvem gerada pela melhor distribuição da tinta ou massa é bastante reduzida e, devido a isso, o desperdício de matéria-prima também é menor, algo em torno de 25% a 30% por aplicação.

A pintura airless apresenta ainda outras vantagens:

Organização: a pintura airless gera menos transtornos na hora de aplicar e evita o respingo de tinta ou massa;

Rendimento: é possível aplicar camadas mais espessas em uma só demão, que garante maior rendimento do trabalho. A superfície fica homogênea e sem manchas;

Manuseio: o manuseio do equipamento é fácil e mesmo pessoas sem experiências, em pouco tempo, conseguem aprender a trabalhar rapidamente com o aparelho;

Rapidez: duas pessoas conseguem perfeitamente manipular o equipamento de pintura airless e substituir o trabalho de dez profissionais que utilizem o método de pintura com rolo ou pincel no mesmo período de tempo. Enquanto um profissional comanda a pistola, a outra fica encarregada de alimentar e movimentar a máquina. É possível pintar um ambiente de 200m² em uma hora.

Técnicas de aplicação

As técnicas a seguir, se seguido corretamente, garantirá um profissional pintado terminar.

Mantenha a pistola perpendicular à superfície de destino. ou seja, quadrado para a superfície.
Mantenha sempre a pistola a uma distância igual à superfície.
Mova a pistola em ou acima e abaixo da superfície a uma taxa constante.
Mova a pistola a uma velocidade consistente para conservar o material e fornecer uma cobertura mesmo.
A velocidade de pulverização correta permite um revestimento molhado cheio de pintura para ser aplicada sem é executado ou afundamentos.
A pistoladeve ser movida de forma confiante e que flui sem hesitação.
Se você não tem experiência, prática movendo a arma sobre a superfície antes de realmente começar a pintar.
Pulverize alternadamente da direita para a esquerda e da esquerda para a direita.
Movimento inicial da pistola (cerca de seis polegadas) antes que você pressione o disparador.
Deixa de gatilho de lançamento antes do movimento da arma. Isso impede que o corte afiado no padrão de spray.
Segurando a pistola mais próximos à superfície de depósitos mais tinta sobre a superfície e produz um padrão de spray norrower.
Segurando a pistola mais distante da superfície produz um revestimento fino e um padrão mais amplo de spray.
Se é executado, quedas ou excessivo pintar ocorrer mudança para uma ponta de pulverização com um pequeno orifício.
Se a cobertura parece muito fina ou pretender pulverizar mais rápida mudança para uma dica com um orifício maior.
Sobreposição apropriada do padrão de spray é essencial para o mesmo acabamento.
É aconselhável aplicar pelo menos dois casacos, então não tente e obtê-lo perfeito primeira vez redondo.
Certifique-se de sobreposição de cada traço.
Quando pulverização horizontalmente, visam a borda inferior do traçado anterior, a fim de se sobrepor o traçado anterior em 50%.
Em um canto ou borda dividir o centro do padrão de spray e spray verticalmente para que adjacentes seções recebem mesmo quantidades de tinta.
Evite segurando a pistola em um ângulo, pois isso depósitos pintura desigualmente.
NÃO é balançar a pistola em um arco como movimento como isso resulta em um acabamento desigual.
Em exteriores, se as condições forem ventosas ângulo o padrão de spray no vento para evitar à deriva.
Trabalho do chão ao tecto.

Não tente se o vento estiver excessivo de pulverização.
Quando pintar com com um escudo segure-o firmemente contra a superfície.( ferramenta para recorte )
O ângulo da pistola um pouco longe do escudo e em relação à superfície de destino. Isso impedirá pintura sendo forçados por baixo do escudo.
Arbustos lado de casas devem ser ligados novamente e cobertos com folhas. As folhas devem ser removidos tão cedo quanto possível.
Uma extensão de arma pode ser usada para chegar a áreas inábil.
Nas proximidades de veículos devem ser movidos ou cobertos sempre na proximidade de um trabalho de pulverização.
Sempre ter cuidado de todos os objetos circundantes que podem ser danificados por vaporizado.
Procedimento de limpeza.

Aviso: Alta pressão Device. Siga todos os avisos de segurança localizados sobre o pulverizador e o manual do proprietário. Limpe sempre utilizando baixa pressão, com a ponta de pulverização removida. Lave sempre em um recipiente de metal separado longe do pulverizador. Nunca limpe o exterior da máquina enquanto estiver conectado ou operacionais.

Procedimento de liberação de pressão

Passo 1: Bloqueio de segurança gatilho engage arma. Passo 2: Desligar a bomba e libertar a pressão do fluido, transformando a válvula de alívio pressão privilegiada localizada ao lado da bomba para baixo.

Procedimento de limpeza de baixa pressão:

Passo 3: Remove e deixe-a limpa e mergulhe em um recipiente pequeno solventes ou água. Ajuste a pressão do fluido a configuração mais baixa.
Passo 4: Ativar a bomba. Tubo de drenar inclinação acima recipiente de tinta permitindo a pulverizar a própria bomba seco através do tubo de retorno.
Passo 5: Ter disponível recipiente de água se pulverizar látex (ou tintas base de óleo para solvente adequado). não limpar com minerais se usando latex como isso vai fazer geléia.
Passo 6: drenar tubo em recipiente com água ou solventes. Deixe que circulam por 2-3 minutos e, em seguida, desligar a unidade.
Passo 7: Salvar tinta ainda na mangueira de spray, vire válvula principal até a posição de spray, então cuidadosamente pistola em e contra o lado do recipiente de metal pintar. Tome cuidado com salpicos. Quando solução de limpeza aparecer desligado. Repita o processo se pulverização com duas pistola se estiver conctada.
Passo 8: coloque válvula para baixo e remover o tubo de de filtrar do recipiente de limpeza. Ligue a unidade e permitir que o pulverizador bombear seco.
Passo 9: Utilize um recipiente limpo de água ou bomba de solventes e uso de baixa pressão através do sistema até claro. Se limpeza com água, bomba de uma pequena quantidade mineral solução por meio de bomba. Isso irá proteger contra corrosão. Passo 10: Verificação de filtro na bomba e pistola. Limpe ou substitua.
Passo 11: Remover Ponta de pulverização de solventes, limpa com uma escova macia e armazenar em um lugar seco.